Conheça alimentos que deixam seus dentes amarelados

Aquele cafezinho que você toma três vezes por dia, por exemplo, pode estar prejudicando seu sorriso. “Qualquer alimento rico em corante, seja natural ou artificial, pode causar manchamentos exógenos nos dentes. Isto é, manchas que vêm de fora”, explica a doutora Sandra Kalil Bussadori, cirurgiã-dentista e professora da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (EAP-APCD)

 

Segundo a doutora Sandra, o escurecimento ocorre por meio da deposição de pigmentos sobre o esmalte dos dentes.

“Como o esmalte é microporoso, os pigmentos também podem penetrar nas camadas mais superficiais”, detalha.

No caso dos refrigerantes, os piores são os de limão e os de cola, que, além de possuírem agentes pigmentantes, podem causar erosão ácida do esmalte, tornando-o mais poroso

 

Bebidas alcoólicas são prejudiciais à saúde em diversos pontos, incluindo os dentes. O vinho tinto, por exemplo, é um grande responsável pelo manchamento do sorriso.

“Assim como o álcool, os cigarros, com filtro ou sem, e as drogas como o crack e a maconha também podem depositar pigmentos sobre os dentes, entre outros inúmeros malefícios”, alerta Sandra

Doces como o chocolate, por conterem corantes, podem escurecer os dentes. “Os dentes escurecem principalmente por três motivos”, enumera a doutora Sandra.

“Primeiro, pela deposição de pigmentos exógenos durante a vida – e, com o passar do tempo, se não houver limpeza, a deposição vai se intensificando. Segundo, por problemas na polpa dentária. Terceiro, pelo fato de que a dentina continua se formando durante toda a vida, e, como é esta estrutura que dá cor ao dente (o esmalte é translúcido), ele fica mais escuro.”

 

E não são apenas os alimentos artificiais que promovem o escurecimento dos dentes. Frutas como a amora e legumes como a beterraba também são prejudiciais ao sorriso branquinho.

Uma dica importante é não escovar os dentes imediatamente após o consumo de alimentos como estes, já que isso só pode piorar o quadro.

“Os alimentos ácidos fazem com que haja uma significante queda do pH bucal, favorecendo a desmineralização dos dentes. Se a escovação é realizada neste momento, você tem a associação da acidez juntamente com ação mecânica e abrasiva da escovação, o que acentua o desgaste dentário”, explica a dentista.

Segundo ela, o ideal é aguardar entre 30 e 40 minutos antes da escovação, para que o pH se restabeleça

 

É importante lembrar que não é preciso deixar de ingerir estes alimentos, e sim apenas se dedicar a uma boa higienização bucal, escovando os dentes corretamente, utilizando o fio dental e fazendo visitas regulares ao dentista.

“Durante a limpeza feita por um profissional, as manchas exógenas são facilmente removidas com ajuda de agentes abrasivos”, tranquiliza Sandra. “Mas é importante que essa profilaxia seja feita por um profissional, pois tentar usar agentes abrasivos nos dentes por conta própria desgasta o esmalte, trazendo prejuízos irreversíveis”.

afafasfdasdfasdf

BOLETIM INFORMATIVO

Cadastre-se e receba promoções e sorteios em seu email: