COSMÉTICOS

Os princípios ativos dos cosméticos de manipulação feitos especificamente para a estação podem auxiliar, e muito, no controle de vários problemas, como pele oleosa, celulite, estrias e cabelos ressecados.

Aliar cremes, xampus e cosméticos tópicos às cápsulas com princípios ativos chamados de nutracêuticos, podem gerar bons resultados. “É o que chamamos de terapia combinada, pois potencializa o tratamento e obtêm melhores resultados”.

No caso da celulite, o grande terror da maioria das mulheres,  as fórmulas manipuladas possuem diferentes mecanismos de ação para combatê-la e amenizar os “furinhos” concentrados nas áreas de gordura, como bumbum, coxas e barriga. “A cafeína age na circulação local e favorece a eliminação de toxinas.Outros princípios ativos, presentes em cremes, por exemplo, atuam como um termogênico, que promove o aquecimento superficial da região, estimulando também a circulação local”, esclarece a farmacêutica.

Também é possível prevenir as estrias usando cremes manipulados, de duas a três vezes ao dia. Se elas ainda não existem, o creme ajuda a aumentar a quantidade de água dos tecidos e permite maior distensão, sem “arrebentar” a pele. Agora, quando as estrias já estão instaladas, o melhor a fazer é fugir dos tratamentos à base de ácidos. Eles são mais efetivos, é verdade, mas, exatamente por conterem ácido na composição, são desaconselháveis no verão.

Dependendo da situação, fazer uso de um medicamento manipulado mais brando juntamente com um hidratante e regenerador da pele pode ser a solução, desde que prescrito por um médico.

Pele e cabelo
Como no verão as pessoas ficam mais expostas ao sol, água do mar e/ou piscinas, a saúde dos cabelos é sempre uma preocupação. Os filtros solares e produtos para a hidratação profunda dos fios, quando manipulados, podem potencializar seus efeitos. “Cada cabelo necessita de um produto específico. Uns precisam de força, outros de hidratação, controle da oleosidade, da caspa e assim por diante. Uma fórmula exclusiva que use diferentes princípios ativos atende melhor às necessidades especiais de cada um.

Quando o assunto é a oleosidade da pele, outro problema comum da estação, pois as altas temperaturas estimulam a produção de sebo, a melhor opção são os produtos em gel. Eles são os mais indicados, porque não entopem os poros e ainda refrescam a pele. Neste caso, também vale substituir os hidratantes em creme.

afafasfdasdfasdf

BOLETIM INFORMATIVO

Cadastre-se e receba promoções e sorteios em seu email: