A correta utilização de produtos fitoterápicos e plantas medicinais na Saúde

As plantas vêm sendo utilizadas pela humanidade, de forma empírica, apresentando um rico e eficaz potencial no combate às doenças. Até o início do século XX, os produtos terapêuticos eram praticamente à base de plantas medicinais e, apesar do desenvolvimento tecnológico e do avanço significativo da ciência médica, hoje, em torno de 80% da população mundial continua utilizando medicamentos compostos de plantas.

Nas últimas décadas, tem sido crescente o interesse pelo uso das plantas medicinais e de seus respectivos extratos terapêutico, constituindo-se, em certas situações, um adjunto compatível com a medicina convencional. Essa realidade mostra a necessidade de ampliar os conhecimentos técnicos, visando à segurança e eficácia no uso das plantas.

Dentro deste contexto apresentamos o livro Essência da Saúde, livro recentemente lançado pela Farmacêutica Dra. Mara Rubia F. de Freitas, Medico Dr. Danilo Maciel Carneiro e nutricionista Dra. Kemle Semerene Costa, e Químico Josué Antonio, que apresenta noções e recomendações básicas sobre a utilização das plantas medicinais de forma mais segura, nas diferentes formas de preparações. Noções de constituintes químicos encontrados nas plantas medicinais, suas principais ações farmacológicas, assim como o seu modo de uso, indicações e contraindicações, precauções a serem tomadas e ainda, reflexões sobre alimentação saudável, tanto na prevenção quanto no alívio de sintomas dos mais diversos sistemas do corpo humano, para os quais são apresentadas, também, as principais plantas medicinais indicadas para cada situação, suas dosagens, preparações usuais e precauções necessárias.

Apresenta um resumo de literaturas de mais de 100 plantas medicinais que possuem estudos científicos e largamente utilizadas pela população brasileira e sobre diversos alimentos considerados importantes para uma alimentação saudável, com o objetivo de melhor informar e incentivar sua utilização.

Sendo assim recomendamos esta obra para que as pessoas possam utilizar estes produtos de uma forma mais segura, não dispensando as orientações dadas por profissionais da Saúde.

afafasfdasdfasdf

BOLETIM INFORMATIVO

Cadastre-se e receba promoções e sorteios em seu email: