Enfrente o tempo seco e evite problemas de saúde

Os goianos já sabem de cor, quando começa o mês de agosto já começa os preparativos para enfrentar o calor e a baixa umidade do ar. Nas noites, a sensação de sufocamento se torna maior ainda pela falta de chuva e pelos quartos fechados e sem ventilação. Então, todos optam por ar condicionado e umidificadores de ar, porém ambos os aparelhos também podem causar problemas a saúde.

O ar condicionado, se não tiver uma manutenção, pode acumular poeira e bactérias que são devolvidas ao ar. Já o umidificador pode deixar o ambiente muito arejado, causar mofos  e até causar alergias na pele, motivadas pelo excesso de umidade.

Então o que fazer? Nestes casos é sempre bom ter hábitos de vidas saudáveis, como a ingestão de frutas, principalmente ricas em vitamina C que fortalecem o sistema imunológico. O período seco é propicio para resfriados, crises alérgicas, rinites, bronquites e até acidente vascular cerebral.

Uma das principais dicas que podemos dar é: beba bastante água. E no período noturno use umidificadores e ar condicionado de maneira moderada. Se possível opte por colocar vasilhas com água, ou toalhas molhadas, no ambiente, elas fazem o mesmo efeito que os aparelhos elétricos e ainda são “menos perigosas”.

Outra dica de ouro é: lavar o nariz. Isso mesmo. Muitas pessoas não tem este hábito, mas lavar o nariz com soro fisiológico não só ajuda a limpá-lo de impurezas e secreção como  combate mal-estar e doenças de ouvido ou garganta.

Carlos Eduardo Ferreira Ataíde

CRF – GO 6927

afafasfdasdfasdf

BOLETIM INFORMATIVO

Cadastre-se e receba promoções e sorteios em seu email: